Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo tem sete praias com “qualidade de ouro”

A associação ambientalista Quercus atribuiu para a época balnear deste ano a classificação “qualidade de ouro” a sete praias de Viana do Castelo. Em comunicado, a Câmara Municipal refere que no concelho foram distinguidas as praias de Afife, Amorosa, Arda, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua e Paçô.

Para receber a classificação, a água balnear da praia em análise tem de ter sido excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019. Paralelamente, de acordo com os critérios, na última época balnear, não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.

Para a época balnear de 2020, a Quercus atribuiu o galardão a 381 praias portuguesas, mais seis do que em 2019. No Alto Minho, foram ainda distinguidas outras quatro praias nos concelhos de Caminha (Caminha, Forte do Cão e Moledo) e de Vila Nova de Cerveira (Lenta).

A distinção atribuída às praias de Viana do Castelo junta-se ao hastear da Bandeira Azul em oito praias do concelho. A Associação Bandeira Azul da Europa contemplou as praias da Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.