Altominho.tv

Alojamento em zonas rurais que assegurem isolamento são a nova tendência para as férias de verão

À medida que os portugueses regressam progressivamente à normalidade, a preocupação com as marcações de férias e as restrições que ainda persistem nas deslocações ao estrangeiro, está a levar os portugueses a planificar o período de férias no próprio país, onde se verifica uma alteração do padrão de escolhas.

Aumentou significativamente a procura de moradias, preferencialmente com piscina e em locais que assegurem isolamento. “As casas no meio rural estão mais isoladas, o que pode também atrair quem mora na cidade, não é turismo de massas, a capacidade para receber turistas é relativamente mais reduzida e os espaços são de maiores dimensões, tornando-os apropriados para férias em família”.

De acordo com a plataforma Airbnb, “Férias cá dentro” é uma tendência que se está a verificar, cujas reservas em Portugal voltaram a aquecer após terem estado perto do nível zero nos meses mais críticos da pandemia de covid-19.

A plataforma online de alojamento local revelou agora que a maioria dos alojamentos guardados pelos utilizadores nacionais nas respetivas wish lists, as listas onde qualquer pessoa pode guardar os locais que deseja explorar e visitar no futuro, são em Portugal.

Desde o início do desconfinamento, a Airbnb está a ver duplicar as pesquisas para o destino Portugal, maioritariamente por parte dos próprios portugueses, para reservas que não eram tão habituais, moradias espaçosas para albergar famílias, com piscina e admitindo receber animais de estimação, para estadias mais prolongadas, entre uma semana e um mês.

Perante a evolução favorável da pandemia, os portugueses já procuram inspiração para viajar, e inclinam-se de forma clara para as viagens domésticas e de duração superior a uma semana“, constata a Airbnb, onde a 10 de maio triplicaram as pesquisas para estadias de uma a quatro semanas em destinos nacionais, em comparação com o mesmo dia do ano passado. Os portugueses destacaram-se aqui com um peso de 64%, entre as pesquisas feitas em todo o mundo, quando em fevereiro eram apenas 16%.

A meio de maio, a procura na Airbnb por alojamentos inteiros no país subiu 73% e “o total de pesquisas de casas em Portugal por parte de portugueses com pelo menos um filho multiplicou-se duas vezes e meia em três meses“.

Maioria dos portugueses escolhe o campo como destino das férias de verão

Por outro lado, a Marktest revelou na passada sexta-feira o barómetro de opinião COVID-19, onde foi revelado que a maioria dos portugueses pretende fazer férias no campo. De acordo com os resultados divulgados, 55% dos inquiridos já decidiu que as férias do próximo verão vão ser em ambiente campestre. Os restantes 45% admitem fazer férias de praia.

Segundo a mesma sondagem são os mais jovens e os indivíduos pertencentes às classes ABC1 aqueles que mais acreditam que a opção de férias de verão passará por destinos de Praia.

Nos que escolhem a ida para o campo, dominam claramente as mulheres (59% do total dos que elegeram esta alternativa). Já quanto à escolha do destino ‘praia’ para férias são os homens que lideram.

Na análise por regiões, entre os inquiridos que escolheram o campo como destino, a maioria reside no Grande Porto (62,9%), sendo que 55,1% dos que residem em Lisboa também fazem a mesma opção.

Esta sondagem foi realizada pela Marktest, junto de uma amostra de 513 inquiridos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal continental. Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo (8.250.000). A recolha da informação decorreu entre os dias 6 e 7 de maio de 2020.