Altominho.tv

Projeto para nova ligação de 8 ME em Viana do Castelo lançado a concurso em junho

A elaboração do projeto da nova ligação do Vale do Neiva, em Viana do Castelo, à autoestrada A28, orçada em oito milhões de euros, vai ser lançada a concurso público em junho, disse o presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, o socialista José Maria Costa adiantou que “o projeto deverá estar pronto em maio de 2021, seguindo-se a abertura de novo concurso público, para a execução obra”.

Dos oito milhões de euros de investimento global, José Maria Costa explicou que 5,5 milhões de euros destinam-se à execução da obra e 2,5 milhões de euros a expropriações.

A obra, “prevista no Plano Nacional de Investimento (PNI), no eixo dos fatores de competitividade, vai ser financiada por fundos comunitários, orçamento municipal e do Estado”.

O autarca socialista, que falava a propósito da assinatura, na sexta-feira, de um protocolo de colaboração entre a câmara e o Governo, para a execução do projeto, explicou que a nova via, com uma extensão de 5,2 quilómetros, “vai melhorar a mobilidade do transporte de mercadorias e aumentar a competitividade das cinco freguesias que representam cerca 30% das exportações de Viana do Castelo, que é, neste momento, o décimo sexto concelho mais exportador do país”.

“O Vale do Neiva é responsável por 0,5% das exportações portuguesas nos setores da exploração de caulinos, metalomecânica, têxteis, cerâmicas, madeiras e agroindústria. Esta via é muito importante para reforçar a atratividade deste território pela ligação que garante à A28 e ao porto de mar, através dos novos acessos que estão em construção”, destacou.

A assinatura do protocolo do protocolo de colaboração do projeto de execução da nova via do Vale do Neiva está marcada para sexta-feira, às 14:30, no piso 1 dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, com a presença prevista do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

O Vale do Neiva, composto por Alvarães, Vila de Punhe, Mujães, Barroselas e Carvoeiro, “é responsável por um terço da riqueza gerada no concelho de Viana do Castelo”.

Segundo o acordo de colaboração a estabelecer entre o município e a Infraestruturas de Portugal (IP), a que a Lusa teve hoje acesso, “esta nova ligação constituirá ainda a ligação privilegiada com a futura expansão da zona industrial de Neiva, nas imediações de Alvarães, que se localiza sensivelmente a meio do trajeto entre Neiva e Barroselas”.

O acordo prevê que seja a autarquia a “desenvolver o projeto de execução da nova via, em articulação com a IP, que irá acompanhar e prestar orientação técnica no desenvolvimento do mesmo”.

A via terá início no nó da A28, junto à rotunda da Estrada Nacional (EN)13, na zona industrial do Neiva. 

A nova ligação rodoviária vai ainda eliminar pontos negros e a circulação condicionada para veículos pesados no interior da freguesia de Alvarães, melhorando a segurança rodoviária em todo o Vale do Neiva.