Altominho.tv
APDL

Porto de Viana movimenta 147 mil toneladas, mais 8%

Porto de Viana do Castelo movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadoria no primeiro quadrimestre, um crescimento de 8,2% face ao mesmo período do ano passado, divulgou esta segunda-feira a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

“O acréscimo de 28% na movimentação de granéis líquidos e de 17% nos granéis sólidos contribuíram substancialmente para o crescimento do porto minhoto, nos primeiros meses do ano”, refere a APDL em comunicado.

Nos granéis sólidos, destacam-se a exportação de minérios, com mais 18 mil toneladas de carga movimentada face à registada em 2019, e a importação de mais nove mil toneladas de cinzas volantes. Já relativamente aos granéis líquidos, foram exportadas mais de 24 mil toneladas de asfalto, que se traduz num acréscimo de 28%, em comparação com o período homólogo.

“Se em 2019 Viana do Castelo registou um crescimento significativo (+16,5%), este ano, e com este primeiro balanço, prevemos manter a trajetória e continuar a dar resposta às indústrias da região”, salienta a APDL na nota enviada à imprensa.

“As restantes tipologias de carga registaram comportamentos muito aproximados aos primeiros quatro meses de 2019, destacando-se uma ligeira redução na carga geral”, referem.

A APDL destaca ainda o crescimento de embarcações, com a infraestrutura portuária a “registar um acréscimo de 14% de navios que escalaram o porto por motivos comerciais”.