Altominho.tv
FOTOGRAFIA: MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO

Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social de Viana juntou 70 parceiros

A Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social de Viana do Castelo (CLAS) reuniu, em videoconferência, cerca de 70 parceiros.

A reunião contau também com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges.

A reunião “serviu para fazer o balanço com as Instituições Particulares de Solidariedade Social daquilo que tem sido a adaptação de cada uma a esta nova realidade, no contexto da pandemia por COVID-19”.

A Segurança Social, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a União das IPSS de Viana do Castelo “prestaram bastantes esclarecimentos” durante o encontro virtual, deu nota a Câmara de Viana.

O Conselho Local de Ação Social é a estrutura local composta pelos diversos representantes das Entidades ou Organismos do sector público, IPSS, Organizações Não Governamentais (ONGs), Associações, Cooperativas e Juntas e Uniões de Freguesia “que livremente assumiram um compromisso ativo com a racionalização e territorialização das respostas a nível local, conjugando recursos e competências, no sentido da promoção de um território inclusivo, sustentável e competitivo”.

O CLAS de Viana do Castelo tem como objetivos estimular a reflexão e discussão, fomentando o seu crescente envolvimento na comunidade e sua participação/colaboração; pretende sinalizar, caraterizar e priorizar os atuais problemas sociais locais e identificar os recursos e as potencialidades existentes.

“Pretende ainda implementar de forma generalizada metodologias de trabalho assentes no planeamento estratégico na monitorização e avaliação e promover o desenvolvimento social local, informou ainda a autarquia”.