Altominho.tv
CM CAMINHA

Câmara de Caminha apoia 140 famílias com programas de distribuição de alimentos

A Câmara de Caminha informou esta segunda-feira que está a apoiar cerca de 140 famílias no âmbito dos dois programas de distribuição de alimentos, o que representa uma subida de mais de 50% do número de agregados face ao período anterior à pandemia.

Em comunicado, a autarquia adianta que “reforçou a sua política social para fazer frente aos efeitos nefastos da Covid-19 nas famílias do concelho”. “Até ao final do mês de abril, o município já mobilizou cerca de 20 mil euros em pagamentos de despesas com rendas, eletricidade e gás de dezenas de famílias em dificuldades, montante que é superior a todo o que foi despendido no ano de 2019”, explicam na nota enviada à imprensa.

Segundo a autarquia, o encerramento de restaurantes, hotéis e comércio, bem como a cessão da laboração na panificadora Camipão, a maior empresa do concelho de Caminha, fizeram “aumentar as dificuldades financeiras de inúmeras famílias”.

“Só nos meses de março e abril deste ano, investimos sete vezes mais em apoio social do que nos mesmos meses do ano passado. As pessoas estão em dificuldades em pagar rendas de casa e outras despesas e as equipas da ação social estão a fazer um enorme trabalho para acompanhar a situação”, disse o presidente da Câmara de Caminha.

“As despesas sociais do município estão a aumentar muito e esses valores, conjuntamente com as despesas não previstas em equipamentos de proteção individual, subsídios ao comércio e às instituições, realização de testes nas IPSS e tantos outros, estão a colocar uma enorme pressão na tesouraria da Câmara Municipal, o que obriga a muito bom senso e a escolhas acertadas entre o que podemos e não podemos fazer”, remata Miguel Alves.