Altominho.tv

Câmara de Arcos de Valdevez vai reconstruir edifício para habitação jovem constituído por 5 apartamentos

A Câmara de Arcos de Valdevez quer incentivar a fixação de jovens no concelho, com mais investimento na reconstrução de edifícios para arrendamento jovem.

A autarquia consignou a reconstrução e ampliação de um edifício para habitação, constituído por 5 apartamentos, no centro histórico da Vila, na Rua do Lira, União das Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador), Vila Fonche e Parada, no valor de cerca de 295 mil euros.

“Depois da reconstrução e arrendamento, na Rua do Espírito Santo de 4 apartamentos para famílias de jovens, esta é mais uma obra para apoiar os jovens a arrendarem um apartamento a um valor inferior ao preço de mercado, e mais um contributo para a fixação e apoio aos jovens arcuenses”, deu nota a autarquia.

Com esta empreitada pretende-se “reconstruir o edifício, preservando os seus elementos arquitetónicos e cujas condições possibilitem ainda a sua manutenção e consolidação”.

Com o objetivo de apoiar a fixação dos jovens e famílias em Arcos de Valdevez, este será reabilitado para a função habitacional com a construção de 5 fogos, sendo 2 apartamentos T1, 1 apartamento T2 e 2 apartamentos T3.

Esta obra insere-se no Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Arcos de Valdevez, com o qual, segundo o Município, se pretende incentivar e facilitar a reabilitação do edificado e dinamizar a reabilitação do tecido urbano; promover a atratividade do centro histórico, e, consequentemente conseguir mais moradores para este local; qualificar o espaço público e reforçar a centralidade urbana de Arcos Valdevez.

É uma obra “de grande importância para o Município arcuense” porque a reabilitação do edifício “contribuirá para dar um impulso à reabilitação e dinamização urbana, contribuindo para a atração e fixação de jovens e famílias em Arcos de Valdevez”.