Altominho.tv

Equipamentos municipais continuam fechados em Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo decidiu manter fechados ao público até ao dia 17 todos os equipamentos municipais, sendo que os serviços da autarquia funcionam “preferencialmente” através de atendimento pelo telefone ou através da Internet.

Em comunicado, a autarquia referiu que, apesar da transição do estado de emergência para situação de calamidade, “é necessário manter uma enorme prudência no que se refere ao combate à pandemia de Covid-19, sendo por isso fundamental, nesta nova etapa, continuar a garantir a maior segurança dos cidadãos”.

Até ao dia 17 permanecem encerrados ao público todos os equipamentos culturais, desportivos e ambientais.

O elevador de Santa Luzia vai continuar fechado ao público e estão também suspensas a feira semanal, os feirões, todos os eventos ou iniciativas em locais e espaços públicos, quer sejam culturais, desportivos, recreativos, de lazer ou religiosos, mantendo-se igualmente interditado o acesso às praias fluviais e marítimas.

Os serviços municipais reservam o atendimento presencial “para situações de urgência”, sendo efetuado “mediante marcação prévia a partir do dia 6 de maio, com o horário contínuo, sem interrupções, entre as 09h00 e as 15h00”.

Esta terça-feira reabriu o cemitério municipal, “embora com acesso limitado a 20 pessoas para poder garantir o distanciamento social exigido pelas autoridades de saúde”.

Entre as medidas de “levantamento gradual do confinamento”, a autarquia vai abrir, a partir do dia 12, o terrado do mercado municipal, “unicamente para os produtos agrícolas”, funcionando “com mais dias e com novas regras para os utentes”.

“Pretende-se desta forma apoiar os pequenos produtores de Viana do Castelo, garantindo o abastecimento da população no que toca a produtos alimentares nas condições exigidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)”, explica a Câmara Municipal.

Na nota enviada à imprensa, a autarquia “agradece o sentido cívico e de responsabilidade social que a população demonstrou ao longo de dois meses de confinamento no combate à Covid-19 e apela para que, nesta nova fase, o sentido de responsabilidade e as normas de proteção individual e de distanciamento social se mantenham”.

“Cada vianense é um agente de saúde pública e, por isso, a saúde de todos depende de cada um de nós”, reforça o município.