Altominho.tv

Centro de Saúde de Melgaço vai ser desinfetado

O Centro de Saúde de Melgaço vai ser desinfetado pelo Exército, depois da Área Dedicada à Covid (ADC) naquela unidade ter sido encerrada temporariamente. 

Em declarações à Altominho TV, o presidente da Câmara adiantou que “o centro de saúde vai fechar para ser desinfetado, mas ainda não há uma data”.

A medida surge depois de cinco médicos e enfermeiros do centro de saúde terem acusado positivo e 22 profissionais de saúde se encontrarem em isolamento a aguardar os resultados de testes realizados.

“Temos cinco profissionais do centro de saúde infetados e temos 22, que fizeram testes na quarta e quinta-feira, por apresentarem sintomatologia leve e que estão em casa a aguardar os resultados. Por isso é que o centro de saúde só pode funcionar em parte, tendo sido retirada a resposta da Covid-19. Dos perto de 40 funcionários do centro de saúde, apenas sete estão ao serviço”, explicou Manoel Batista esta sexta-feira.

Segundo o autarca, os resultados dos testes deverão ser conhecidos na segunda-feira e o que se impõe é a desinfeção da unidade de sáude.

Manoel Batista defendeu na quinta-feira o encerramento do centro de saúde, face ao número de infeções já confirmado. Em declarações à Lusa, disse que “nunca exigiu que o centro de saúde fosse encerrado, mas que se fechasse temporariamente a unidade para que pudesse ser feita uma desinfeção”. “Isso vai mesmo acontecer”, garantiu.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou, esta sexta-feira, o “encerramento temporário da Área Dedicada ao Covid (ADC)”, com encaminhamento dos utentes para “a ADC da Sub Monção, a funcionar 24h/dia, ou à ADC do Centro de Saúde de Valença, em funcionamento das 00h00 às 20h00”.