Altominho.tv

António Costa anuncia restrições na transposição da fronteira entre os dois países

O primeiro-ministro António Costa anunciou este domingo que Portugal e Espanha vão decidir amanhã, novas regras para a transposição da fronteira entre os dois países.

O primeiro-ministro anunciou que os ministros da Saúde da União Europeia vão reunir-se esta segunda-feira para definir novas medidas para a fronteira externa, de forma a combater o surto de Covid-19. No seguimento dessa reunião, os ministros da Administração Interna de Portugal e Espanha vão estar reunidos para definir novas regras para as fronteiras internas entre os dois países.

O primeiro-ministro mostrou-se preocupado com a questão da fronteira portuguesa com Espanha, mas garantiu que os dois países agirão “em conjunto na questão de uma fronteira que é comum”. “Amanhã serão definidas as regras que deverão passar por manter a livre circulação de mercadorias e garantir os direitos dos trabalhadores, mas deverá haver uma restrição para efeitos de turismo ou lazer, o que é importante tendo em conta que sabemos que, nas férias da Páscoa, há tradicionalmente um aumento de turistas“, afirmou António Costa.

Desta forma, será restringida a passagem de pessoas, para efeitos de turismo e lazer, mas permitida a passagem a trabalhadores transfronteiriços assim como o transporte de bens e mercadorias, sob medidas concretas que ainda serão definidas na reunião de amanhã.

Esta decisão vem de encontro à recomendação da Comissão Municipal de Proteção Civil e do Município de Monção que, ontem, apelaram ao governo para restringir a passagem na fronteira, apenas aos movimentos estritamente necessários.