Altominho.tv

CIM Alto Minho inicia processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável

O Alto Minho foi galardoado com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), pela Federação EUROPARC, em 2015, estando atualmente em processo de avaliação da implementação da CETS, bem como de renovação do galardão.

A CIM Alto Minho informou que “Neste sentido, na passada sexta-feira dia 6 de março, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da avaliação da CETS do Alto Minho promoveu duas reuniões de trabalho, com a equipa técnica do projeto (ETP) e com o fórum permanente de turismo sustentável (FPTS), que congrega todas as entidades e agentes locais interessados (públicos e privados) no processo de elaboração da CETS”.

A Comunidade Intermunicipal informou ainda que “Estas reuniões de trabalho serviram para a CIM Alto Minho efetuar um ponto da situação do plano de ação da Carta Europeia de Turismo Sustentável referente ao destino/ território Alto Minho e definir o novo plano de ação (2021-2024). Foi, ainda, abordada a metodologia inovadora de implementação da Fase II (empresários), que culminou com o reconhecimento de um consórcio composto por 11 empresas locais que trabalham em prol da sustentabilidade do território”.

Além do ponto da situação e da necessidade de colaboração dos elementos da ETP e do FPTS para a avaliação do processo da CETS 2015-2019 (+2020), foram abordados os procedimentos a desenvolver até ao fim do ano.

Os procedimentos de apoio à avaliação da CETS passam por inquéritos de avaliação online e pelo preenchimento de fichas de avaliação do plano de ação 2015-2019 (+2020).

“Os inquéritos de avaliação do plano de ação 2015-2019 (+2020), destinados aos membros da equipa técnica e fórum permanente de turismo sustentável vão estar online a partir da próxima semana até 31 de março”.

Após essa data, será realizado o tratamento estatístico, com o objetivo de avaliar qualitativamente a evolução do território do Alto Minho nos últimos cinco anos no seu caminho rumo à sustentabilidade da sua atividade turística.

A CIM Alto Minho realizará ainda, até finais de 2020, uma série de reuniões da ETP, bem como rondas temáticas com o intuito de consolidar e fechar o plano de ação 2021-2024 e o dossier de reavaliação da CETS Alto Minho.