Altominho.tv

Conheça os sintomas que identificam a presença do coronavírus no organismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sinais mais comuns de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, são febre, cansaço e tosse seca.

Alguns doentes podem apresentar dores musculares, congestão nasal ou pingo no nariz, garganta inflamada e diarreia. Estes sintomas são geralmente leves e começam gradualmente, mas a OMS aconselha as pessoas que tenham febre, tosse ou dificuldade em respirar a procurar ajuda médica. O mais adequado em Portugal, até para proceder a uma primeira triagem, será contactar o SNS 24 para encaminhamento.

A Direcção-Geral da Saúde salienta que nesta fase, é importante também saber se o doente esteve numa área com muitos casos ou se contactou com uma pessoa infetada, para fazer o diagnóstico, mas quem tem sintomas deve ter um cuidado especial para não correr o risco de contagiar outros.

Algumas pessoas não chegam a ter sintomas e cerca de 80% dos infetados recuperam sem qualquer tipo de tratamento especial“, salienta a OMS.

Só uma em cada seis pessoas infetadas desenvolve sintomas mais graves, como dificuldade em respirar. E são os mais velhos e os que têm outras doenças, como pressão alta, problemas de coração e diabetes, que correm maior risco de ficar em estado grave.

Este novo coronavírus, foi identificado pela primeira vez em Dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan – nunca tinha sido identificado antes em seres humanos, o que faz supor que passou a barreira entre animais e humanos naquela altura, e que tinha ou ganhou a capacidade de se transmitir entre humanos.