Altominho.tv

Arcos de Valdevez investe mais de 173 mil euros na promoção e sensibilização de Sistelo

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou, esta segunda-feira, um investimento superior a 173 mil euros num projeto de promoção e sensibilização ambiental da aldeia de Sistelo e do rio Vez.

Encaixada no fundo de um vale, situado às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a aldeia de Sistelo, considerada “o pequeno Tibete português”, foi classificada em 2018 como monumento nacional, enquanto paisagem cultural evolutiva viva.

Em comunicado enviado à imprensa, a autarquia explicou que o projeto pretende “preservar da melhor forma possível as condições naturais do território e as marcas da atividade humana, que transformou este vasto património num pilar de desenvolvimento socioeconómico do concelho de Arcos de Valdevez”.

“Os trilhos existentes no território, que complementam a interpretação dos socalcos de Sistelo e da riqueza natural do Rio Vez, assim como os espigueiros e os moinhos, que representam a ligação à atividade humana desempenhada, que moldou a paisagem e preservou a natureza, serão dotados de ferramentas e conteúdos para promover a sensibilização ambiental e a preservação do património. Para além disso, prevê-se fornecer de conteúdos e ferramentas um Centro Interpretativo da Paisagem Cultural Evolutiva Viva de Sistelo, com a finalidade de receber atividades de sensibilização e educação ambiental, vocacionado para o público estudantil, mas também para o público em geral”, lê-se naquela nota.

Trata-se de um projeto apoiado por fundos da União Europeia, integrado no Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU).

A iniciativa é cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O investimento elegível é de 173.417,70 euros e a comparticipação comunitária de 147.405,05 euros.