Altominho.tv
IPVC

Cimeira IPVC disponibiliza mais de mil ofertas de emprego e vagas para estágios

Mais de um milhar de ofertas de emprego e de estágio vão ser disponibilizadas durante a feira das profissões e de emprego, que integra a cimeira promovida pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). A iniciativa decorre no dia 18 de março, no centro cultural da cidade. 

O IPVC revelou que, além da presença de meia centena de empresas, “são esperados mais de 10.000 participantes ativos, desde antigos a atuais estudantes da instituição, estudantes de escolas secundárias e profissionais, professores, famílias, entidades empregadoras e representantes de instituições públicas e privadas da região”.

O número foi revelado, esta segunda-feira, durante a apresentação da Cimeira IPVC, que em 2020 acontece apenas durante um dia, ao contrário das edições anteriores.

Segundo o politécnico, trata-se de um evento de “networking que porporcionará a alunos, professores, empresas e empresários, famílias e toda a comunidade envolvente a possibilidade de partilha de experiências, saberes, de horizontes, o contacto com empresas e a apresentação de projetos”. 

A cimeira é a “altura ideal para conhecer as novas oportunidades do mercado de trabalho e novas profissões para as quais nos devemos preparar”, refere a comissão organizadora.

Organizada em parceria com a Federação Académica do IPVC, o programa da Cimeira IPVC inclui, entre outras iniciativas, workshops educativos, a apresentação na nova imagem de comunicação do IPVC e o lançamento de uma aplicação desenvolvida por alunos da instituição de ensino para o evento.

De acordo com o IPVC, a APP que servirá de suporte à cimeira está a ser desenvolvida por três alunos do curso de Engenharia Informática da ESTG-IPVC. Orientados por uma docente, “os estudantes estão a ter a oportunidade de participar ativamente neste evento, ganhando experiência num cenário real e complementando simultaneamente as competências que conseguem adquirir ao longo do seu percurso formativo”. Através da aplicação, disponível na App Store e na Play Store, os participantes têm acesso a todas as atividades que estão a decorrer na cimeira, podendo inscrever-se nas que forem do seu interesse.

Outra das novidades da nova edição é a plataforma online “BEAMIAN”, um sistema que permite interagir e partilhar contactos entre estudantes e empresas. Com este programa, será possível efetuar a transferência automática do currículo dos participantes para as empresas que contactem, o que “ocorrerá sempre que o visitante passe o seu cartão no leitor instalado em cada stand”.

A Cimeira IPVC 2020 vai decorrer entre o Centro Cultural de Viana do Castelo, uma tenda instalada no seu exterior e o Navio Gil Eannes.