Altominho.tv
PIXABAY

Escola Virtual chega a 500 alunos de Caminha

Cerca de 500 alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas Sidónio Pais, em Caminha, dispõem de um novo recurso educativo. No início de fevereiro, a câmara local ofereceu acesso à Escola Virtual, uma ferramenta digital que pretende “promover o sucesso escolar” no concelho.

“Os alunos do século XXI nasceram na era digital, onde o acesso à informação está à distância de um clique. O município de Caminha “olha” para a Educação das crianças e jovens do concelho como uma das suas prioridades, procurando responder às necessidades da escola e de toda a comunidade educativa”, afirmou a vereadora com o pelouro da Educação, Liliana Ribeiro, citada num comunicado enviado à imprensa.

A autarca sublinhou que “dominar as tecnologias é um potenciador do desenvolvimento cognitivo, é um dos principais atores de inclusão e interação social”.

Segundo o município, “levar de forma gratuita a Escola Virtual a todos os alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas Sidónio Pais é já uma aposta ganha”.

“Pode-se dizer que os cerca de 500 alunos estão à distância de um clique de todas as matérias que são ministradas na sala de aula”, refere a autarquia naquela nota, acrescentando que “esta plataforma digital é uma forma de os incentivar a estudar”.

A Escola Virtual é uma plataforma eletrónica de ensino, que permite aceder a aulas e testes interativos para cada umas das disciplinas de base (Matemática, Estudo do Meio, Inglês e Português); dicionários; conteúdos de preparação para as Provas de Aferição e materiais de apoio.

A iniciativa realiza-se no âmbito do projeto School4All-Caminha, que resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8 ‘educação e aprendizagem ao longo da vida’, no montante 265,905 euros, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu.