Altominho.tv

Caminha registou 3,6 milhões de euros de proveitos no setor da hotelaria em 2018

Os proveitos com a hotelaria em Caminha ultrapassaram, em 2018, os 3,6 milhões de euros, atingindo um valor “histórico” no concelho que representou uma subida de 14,1% relativamente a 2017.

De acordo com os dados do Anuário Estatístico da Região Norte, publicado no site do Instituto Nacional de Estatística e hoje avançados pela autarquia, os estabelecimentos de alojamento turístico atingiram, no ano de 2018, o valor “mais alto de sempre de proveitos”.

Em comunicado, o município sublinha que aquele valor “coloca o concelho de Caminha no segundo lugar do Alto Minho, apenas atrás de Viana do Castelo que conta com mais do dobro da capacidade de alojamento e o triplo dos estabelecimentos”.

Segundo o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, citado naquela nota, “todos os meses saem indicadores oficiais que comprovam a vitalidade económica do concelho de Caminha e o acerto na aposta na indústria do Turismo”.

“Em 2018, os proveitos em Caminha cresceram 450 mil euros relativamente ao ano anterior e, nos últimos cinco anos, os proveitos da hotelaria e do alojamento local cresceram 142%. O número de hóspedes cresce todos os anos, o número de dormidas também, o registo de peregrinos está imparável, o imobiliário está vivo e recomenda-se e tudo isto são boas notícias para o nosso concelho. Empresas, comunidade e autarcas estão de parabéns”, destaca Miguel Alves.

De acordo com o Anuário Estatístico, “Caminha tem capacidade de alojamento para 841 pessoas, não estando aqui incluindo o alojamento informal e as plataformas como a Airbnb”.

No ano de 2018, “o concelho registou um recorde de 93.196 dormidas, sendo que 32,4% foram de cidadãos estrangeiros”, conclui a nota enviada à imprensa.