Altominho.tv

Aberto novo concurso para reconverter praça de touros de Viana em complexo desportivo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, a abertura de um novo concurso público para a reconversão da antiga praça de touros da cidade em ‘campus’ desportivo por mais de 4,9 milhões de euros.

O primeiro concurso público para a execução daquela empreitada, por um valor base de 3,5 milhões de euros, foi anulado, em abril de 2018, por ter fechado deserto.

Hoje, em reunião ordinária do executivo municipal, além da abertura de novo procedimento e da nomeação do júri do concurso, foi aprovado o projeto para a requalificação da praça, com um prazo de execução de 18 meses, e das zonas adjacentes.

“Foi feita uma revisão ao projeto reduzindo a intervenção sem pôr em causa o que se prende fazer. Conseguiu-se aligeirar o projeto do ponto vista estrutural e conceptual. Quanto ao valor base do novo concurso, é uma média das consultas feitas ao mercado”, explicou o presidente da Câmara, José Maria Costa.

A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, ano em que cidade se declarou anti-touradas, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.

Em setembro de 2019, o executivo municipal já tinha aprovado, também por unanimidade, a demolição “praticamente integral” da antiga praça de touros por ser considerar a “opção técnica e economicamente viável” para a reconversão do imóvel em ‘campus’ desportivo.

“Há necessidade de refuncionalização do edifício e, quer a geometria quer o sistema construtivo, colocam constrangimentos. Vamos manter a referência memorial do imóvel, mas vamos criar condições para, parcialmente, fazer ajustes demolindo sempre que necessário”, explicou, na ocasião, o vereador do Planeamento, Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial, Luís Nobre.

Na proposta aprovada em setembro último, o município adianta que, “atendendo à exigência do programa a instalar, a implementação do mesmo está profundamente condicionada pela atual geometria do antigo equipamento, sendo cumulativamente agravado pela preexistência estrutural, a opção técnica e economicamente viável remete para uma solução de demolição praticamente integral”.

O documento refere que, “em consequência, e para além da alteração funcional, a nova solução de projeto implica ligeiras alterações ao nível da implantação e volumetria, as quais, e ponderados os interesses subjacentes, considera-se a pretensão adequada, até mesmo desejável, continuando a garantir-se uma composição formal e estética coerente, bem como um correto enquadramento morfotipológico com a envolvente”.

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol.

A futura “Praça Viana” será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho”. A EDV tem mais de 1.300 atletas.