Altominho.tv

Anda à Varanda leva música tradicional portuguesa a Ponte da Barca

A freguesia de Bravães, em Ponte da Barca, vai ser palco, no dia 11 de janeiro, do Anda à Varanda 2020, evento dedicado à música popular e tradicional portuguesa.

“O nosso objetivo é promover um evento diferente daqueles que se fazem hoje em dia em Ponte da Barca. Pretendemos aproximar músicos de renome das pessoas, para que todos possam viver mais a música tradicional”, explicou, à Altominho.tv, Rafael Freitas.

A primeira edição da iniciativa agrega “oficinas temáticas e workshops relacionados com os diversos instrumentos e tradições musicais, nomeadamente a polifonia, os cantares ao desafio, as concertinas, gaitas de fole, percussão, rabeca, entre outros”.

“Durante um dia queremos que os participantes se apoderem dos instrumentos tradicionais, como o cavaquinho, a gaita de foles ou a pandeireta, e recuperem a tradição antiga do improviso nos bailes”, adianta um dos responsáveis pela organização do evento.

O Santuário da Pegadinha será palco de nove oficinas, “abertas a toda a comunidade”, relacionadas com a temática da música tradicional e que vão contar com a “participação de alguns dos melhores músicos tradicionais do país”.

Jorge Lira, Patrícia Costa, Sofia Costa, Augusto Canário, João Pratas, Ricardo Santos, Emiliana Silva, Amadeu Magalhães, Fernando Barros e Tiago Pereira são os nomes dos convidados desta edição.

Com início pelas 09h00, o evento inclui um pequeno-almoço, que será oferecido aos participantes, e um jantar, pelo custo de 10 euros, sujeito a inscrição.

O programa encerra com o Conto do Gaiteiro, por Ana Lage, e a Foliada Ecos do Lima, onde terão lugar danças tradicionais.

O Anda à Varanda tem participação gratuita, sem inscrição obrigatória. O espaço “tem capacidade para cerca de 80 lugares e será dada prioridade à ordem de chegada nas oficinas”.