Altominho.tv
CM MONÇÃO

Alunos de Monção são “arquivistas por um dia”

Cerca de 300 alunos do 1º CEB das escolas do concelho de Monção participam, até ao dia 29 de novembro, na iniciativa “Arquivista por um dia”.

Promovido pelo serviço educativo da autarquia monçanense, este atelier pretende “aproximar o Arquivo Municipal de Monção dos alunos, dando a conhecer o circuito de um documento, desse a receção até à sala de leitura”, explica o município em comunicado, acrescentando que, “paralelamente, procura-se sensibilizar os mais pequenos para a preservação dos documentos mais antigos e valorização da história local”.

Conduzidos pela técnica Sofia Mendes, os alunos do 3º e 4º ano do Colégio do Minho, Escola Básica de Estrada, em Mazedo, Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, em Monção, Escola Básica do Vale do Mouro, em Tangil, e Escola Básica de Pias são convidados a percorrer os espaços do Arquivo e a aprender a encadernar um livro.

O Arquivo Municipal de Monção foi inaugurado no dia 12 de março de 2008. Projetado pelo arquiteto Paulo Gomes, compreende três pisos com espaços destinados à consulta, acondicionamento e tratamento de toda a documentação referente à atividade municipal.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.