Altominho.tv

Vento forte deixa Viana do Castelo sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental estão nesta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco estão sob aviso amarelo entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de quarta-feira por causa do vento forte de sudoeste.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria e Coimbra sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 18h00 de hoje e as 15h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

O instituto prevê para esta terça-feira, nas regiões do norte e centro, céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral, passando a aguaceiros a partir do final da tarde, que poderão ser sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, por vezes forte no litoral, soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 100 quilómetros por hora, a partir da tarde, rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde e neblina ou nevoeiro temporário.

Na região sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, aumentando de intensidade e frequência a partir da manhã no Alto Alentejo, e nas restantes regiões a partir da tarde, e neblina ou nevoeiro temporário.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, por vezes forte no litoral oeste, soprando moderado a forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 20 8em Faro). Em Viana do Castelo, esperam-se 13 graus de mínima e 16 de máxima.