Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Apresentadas 1.355 propostas em consulta à revisão do Plano Diretor Municipal de Viana

Cerca de 1.200 pessoas participaram na consulta pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Viana do Castelo, de que resultaram 1.355 propostas que seguem agora para análise técnica.

Em comunicado, a autarquia adiantou que do total de propostas registadas durante a consulta, que decorreu entre 10 e 30 setembro, à revisão do PDM, datado de 1991, “1.105 são individuais, 14 coletivas e 202 de iniciativa de Juntas e Uniões de Freguesia do concelho”.

As participações “vão ser analisadas durante o período de elaboração da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal, que será alvo de acompanhamento por parte da Comissão Consultiva”.

Aquela comissão “foi constituída por despacho do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)”.

“A Câmara Municipal irá proceder à abertura de um período de discussão pública da proposta de revisão, através de aviso a publicar no Diário da República e a divulgar na comunicação social, na plataforma colaborativa de gestão territorial e na página eletrónica da autarquia”, especifica a nota enviada à imprensa.

Com a revisão do PDM, a autarquia “pretende efetuar ajustamentos e alargamentos de áreas de acolhimento empresarial e de zonas habitacionais ou de equipamentos”.

“As áreas de acolhimento empresarial estão praticamente lotadas e, tendo em conta que Viana do Castelo continua a ter uma boa capacidade de atração de investimento, é intenção do município otimizar e rentabilizar essas áreas”, sustenta.

O processo de revisão do PDM de Viana do Castelo foi iniciado em junho com a aprovação, em reunião camarária, do Relatório Sobre o Estado de Ordenamento do Território (REOT).