Altominho.tv

Viana do Castelo sob aviso laranja por causa da chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto vão estar sob aviso laranja a partir das 18h00 desta quarta-feira devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja é o segundo mais grave e alerta para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Nestes três distritos vai prolongar-se até às 03h00 de quinta-feira, passando depois a aviso amarelo até às 09h00 de quinta-feira.

A chuva colocou também Viseu, Vila Real, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo por causa da chuva, entre as 15h00 de hoje e as 06h00 de quinta-feira. O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado e períodos de chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente à região centro, e sendo por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral a partir da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego a partir da manhã. Nas terras altas, o vento será moderado a forte do quadrante sul com rajadas até 75 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.

Para a região sul estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado no Baixo Alentejo e Algarve e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado nas terras altas. O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (no Porto). Já as máximas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 24 (em Santarém).