Altominho.tv

Convento San Payo propõe dia aberto à comunidade

Um dia de portas abertas para dar a conhecer uma instalação artística assinada por alunos das localidades vizinhas de Vila Nova de Cerveira e Tomiño vai marcar a celebração de mais um aniversário de José Rodrigues, o escultor que recuperou o Convento San Payo.

De acordo com a autarquia, cerca de 200 crianças desenvolveram, ao longo de uma semana, “trabalhos bastante criativos dotados de uma forte componente ambiental”, que vão ser apresentados neste espaço, no dia 26 de outubro.

Com direção artística da responsabilidade da artista multidisciplinar galega Mercé de Rande, que desenhou o conceito do projeto, e as oficinas em parceria com a artista portuguesa e design gráfica Mariana Carapinha, as crianças do 5º ano de escolaridade de Cerveira e Tomiño foram desafiadas a dar asas à imaginação e a recorrer a “materiais reutilizáveis e da natureza, como folhas, paus, pinhas, pedras, garrafas e copos de plástico, entre outros”.

“O resultado final vai ser apresentado publicamente, através de uma instalação artística única e atrativa, num dia de portas abertas do Convento San Payo a toda a comunidade, de forma a assinalar também mais um aniversário do saudoso Mestre José Rodrigues”, lê-se na nota enviada à imprensa.

A iniciativa resultou do projeto vencedor ao Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño 2019, tendo sido impulsionada pelas associações de pais dos centros escolares de Vila Nova de Cerveira e pela Mesa de ANPAS dos Centros Educativos de Tomiño.