No dia 27 outubro, domingo, Arcos de Valdevez vai acolher a “Meia Maratona Rosa”.
Esta “Meia Maratona Rosa”, terá início às 10h00, e é organizada pela Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Arcos de Valdevez, com o apoio do Município.
As receitas deste evento revertem a favor de doentes com cancro da mama.
Na página da Liga Portuguesa Contra o Cancro – http://www.ligacontracancro.pt, pode ler-se que “o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama”.
“A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama”.
No mês de outubro assinalam-se duas importantes efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.
“É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Onda Rosa” procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama”.
Esta campanha acontece pelo 5º ano consecutivo e, segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no ano passado contou com a participação de quase 600 instituições.
Arcos de Valdevez associa-se uma vez mais a esta causa.