Altominho.tv

Placas de incentivo aos ciclistas do “Monção e Melgaço Granfondo” utilizam expressões locais

A segunda edição do Monção e Melgaço Granfondo realiza-se no próximo domingo dia 22 de setembro, onde os participantes serão desafiados pela dificuldade dos percursos e desníveis das diversas provas.

Ao longo do percurso, grupos de bombos e concertinas vão animar os participantes que, na esgotante subida a Santo António de Vale do Poldros, poderão visualizar várias placas com frases humorísticas de incentivo e motivação, alertando-os para a dificuldade daquela inclinação de cortar a respiração. Umas vezes, pela paisagem. Outras, pelo esforço. 

As frases estão escritas à moda de Riba de Mouro, tendo sido disponibilizadas pela Maria e pela Alda, ambas naturais desta freguesia, que estão a trabalhar no sentido de recuperar aquele dialeto local, ouvindo testemunhos e apontando saberes das pessoas mais idosas da freguesia. 

A Altominho.tv tem acompanhado esse trabalho específico em Riba do Mouro e divulga durante este ano, através da rúbrica “Expressões” parte desse levantamento linguístico, assim como expressões noutras zonas do Alto Minho, como Castro Laboreiro, Soajo e Paredes de Coura.

Exemplo de algumas placas que serão usadas na prova “Monção e Melgaço Granfondo” deste fim de semana: