Altominho.tv

Caminhada “Passos de Memória” no dia 28 de setembro

No dia 28 de setembro realiza-se mais um percurso “Passos de Memória” – o PEQ 2 – Percurso Equestre Lanheses-Montaria (Serra de Arga), integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município de Viana do Castelo.

A Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana do Castelo é mais do que uma ementa de trilhos de mar, rio e de montanha.

“Pé ante pé, leva o caminhante ao encontro de si mesmo, através da relação com a natureza e com as idiossincrasias das comunidades locais”, sustentou o Município de Viana.

Partindo desde a margem direita do rio Lima, junto ao cais onde outrora acostavam as embarcações vindas do “lugar da passagem”, estabelecendo a ligação entre Moreira de Geraz do Lima e Lanheses, este percurso equestre realiza a subida da vertente meridional da Serra de Arga, em direção à aldeia serrana da Montaria.

Alguns dos pontos de interesse do trilho são o Cais/ Embarcadouro de Lanheses, a Ponte de Linhares, o Paço de Lanheses, a Ribeiro de Rio Tinto, Vale/Depressão agricultada do Rio Seixo, a Quinta da Ferreira, a Igreja Paroquial de Vilar de Murteda, a Cascata do Pereiro e Engenho de Serrar, o Bosque misto de caducifólias autóctones, a Estrutura de Socalcos Tradicionais da Montaria, os Moinhos da Costa, o Calvário e Igreja Paroquial da Montaria.

As inscrições são limitadas, e a participação na caminhada é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Os percursos, além de promover o exercício físico, permitem conhecer locais com “paisagens deslumbrantes”.

A caminhada tem início pelas o9h00.