Altominho.tv

Cerca de 2,5 toneladas de sardinha servidas em Vila Praia de Âncora

Cerca de 2,5 toneladas de sardinha foram servidas durante a Festa do Mar e da Sardinha, que terminou este domingo em Vila Praia de Âncora. A organização anunciou que o evento recebeu mais visitantes nesta edição, um crescimento entre os 30 e os 40 por cento.

O dirigente do Âncora Praia Futebol Clube, André Cunha, citado no comunicado enviado esta segunda-feira pela autarquia de Caminha, sublinha o sucesso do certame, que este ano voltou a crescer e contou com mais de nove mil visitantes só na Tenda do Mar.

Os sabores do mar, com destaque para a sardinha da alvorada, foram o tema da festa gastronómica, que teve como espaço principal o Campo do Castelo, em Vila Praia de Âncora, e que decorreu também em vários restaurantes aderentes.

Durante 10 dias, a sardinha assada foi o prato principal, mas a ementa deste festival gastronómico incluiu o arroz de sardinha, a petinga, o atum vermelho e o bacalhau à Âncora Mar, bem como o mexilhão ao vapor e o fígado de bacalhau fumado para as entradas. Na sobremesa havia também sardinha, mas numa versão doce: a petinga doce, uma especialidade da doçaria do concelho de Caminha.

“Muitos portugueses, mas também inúmeros espanhóis, provaram os vários sabores, com a sardinha assada a destacar-se nos pedidos, como é habitual. O atum foi uma novidade introduzida nesta edição e a aceitação foi igualmente boa, tendo-se vendido cerca de uma tonelada”, adiantou André Cunha.

Segundo a organização, o bacalhau foi o prato preferido dos visitantes espanhóis, tendo sido servida cerca de meia tonelada, e nas entradas destacaram-se os mexilhões.

Nesta edição, o evento foi também visitado por “um elevado número” de peregrinos, “a maioria para provar a sardinha da alvorada”, lê-se na nota enviada à imprensa.

A Festa do Mar e da Sardinha é organizada pelo Âncora Praia Futebol Clube e pela Câmara Municipal de Caminha.