Altominho.tv

Romaria de S. Bartolomeu regressa de 19 a 24 de Agosto

A Romaria de S. Bartolomeu regressa de 19 a 24 de Agosto a Ponte da Barca.

O Município barquense informou que “como já é tradição, vão decorrer em Ponte da Barca, de 19 a 24 de Agosto, as Festas do Concelho – Romaria de S. Bartolomeu. O programa estipulado para os seis dias de festa da mais tradicional romaria do Alto Minho corporiza uma intensa semana de tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a gastronomia, o folclore, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, a feira das tasquinhas e do artesanato, a feira do linho, entre muitas outras atividades”.

A Romaria de São Bartolomeu tem início às 18h00 do dia 19 de Agosto.

Neste dia tem lugar a abertura oficial da feira das tasquinhas e do artesanato, e à noite, pelas 21h30, o já habitual Festival Terras da Nóbrega, com a atuação de vários Ranchos Folclóricos do Concelho. 

Do programa da Romaria faz parte também o concurso de Melão Casca de Carvalho, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, e a festa da Rádio Barca. 

José Cid é o grande artista convidado deste ano com espetáculo agendado para o dia 21 de agosto, às 23h, na Praça Terras da Nóbrega. 

No dia 22 tem lugar a Corrida de Cavalos, no Hipódromo Municipal.

Na noite de 23 de Agosto o desfile e atuação das Rusgas Populares pelas ruas da vila, é o ponto alto desta festa, arrastando multidões e prolongando a folia por toda a noite. 

Durante uma semana, não vão faltar as concertinas, os bombos, cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas, numa Romaria onde se formam rodas de tocadores, onde se dança o vira e onde se canta à desgarrada em plena rua.

A Feira do Linho, o Concurso de Gado e o cortejo etnográfico, são outros dos momentos de destaque, do vasto programa.

“O dia 24 de Agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque (18h), com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos”, informou o Município de Ponte da Barca. 

Um espetáculo de fogo de artifício encerrará as festividades deste ano, em Ponte da Barca.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.