Romaria de S. Bartolomeu regressa de 19 a 24 de Agosto

A Romaria de S. Bartolomeu regressa de 19 a 24 de Agosto a Ponte da Barca.

O Município barquense informou que “como já é tradição, vão decorrer em Ponte da Barca, de 19 a 24 de Agosto, as Festas do Concelho – Romaria de S. Bartolomeu. O programa estipulado para os seis dias de festa da mais tradicional romaria do Alto Minho corporiza uma intensa semana de tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a gastronomia, o folclore, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, a feira das tasquinhas e do artesanato, a feira do linho, entre muitas outras atividades”.

A Romaria de São Bartolomeu tem início às 18h00 do dia 19 de Agosto.

Neste dia tem lugar a abertura oficial da feira das tasquinhas e do artesanato, e à noite, pelas 21h30, o já habitual Festival Terras da Nóbrega, com a atuação de vários Ranchos Folclóricos do Concelho. 

Do programa da Romaria faz parte também o concurso de Melão Casca de Carvalho, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, e a festa da Rádio Barca. 

José Cid é o grande artista convidado deste ano com espetáculo agendado para o dia 21 de agosto, às 23h, na Praça Terras da Nóbrega. 

No dia 22 tem lugar a Corrida de Cavalos, no Hipódromo Municipal.

Na noite de 23 de Agosto o desfile e atuação das Rusgas Populares pelas ruas da vila, é o ponto alto desta festa, arrastando multidões e prolongando a folia por toda a noite. 

Durante uma semana, não vão faltar as concertinas, os bombos, cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas, numa Romaria onde se formam rodas de tocadores, onde se dança o vira e onde se canta à desgarrada em plena rua.

A Feira do Linho, o Concurso de Gado e o cortejo etnográfico, são outros dos momentos de destaque, do vasto programa.

“O dia 24 de Agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque (18h), com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos”, informou o Município de Ponte da Barca. 

Um espetáculo de fogo de artifício encerrará as festividades deste ano, em Ponte da Barca.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com