Altominho.tv
C.M.Viana

Câmara de Viana do Castelo e Exército formalizam vigilância de Santa Luzia

A Câmara de Viana do Castelo e a Escola de Serviços do Exército formalizam, esta quarta-feira, a vigilância de Santa Luzia, iniciada este mês em 30 quilómetros quadrados de extensão daquela serra sobranceira à capital do Alto Minho.

Segundo a autarquia, o acordo vai ser celebrado, pelas 12h00, na carreira do tiro situada no monte de Santa Luzia.

Os militares da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim vão vigiar a serra de Santa Luzia até final de setembro. Em 2018, aquele prazo de foi prorrogado até final de outubro, devido às condições climatéricas adversas. 

A ação, que se realiza pelo nono ano consecutivo, abrange cerca de 30 quilómetros quadrados da serra de Santa Luzia.

Durante aquele período, os militares são responsáveis por “operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (comandante Distrital de Operações de Socorro, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo”. 

A vigilância resulta de um protocolo assinado em 2010 e renovado anualmente, entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Exército, visando “a defesa da floresta e, consequentemente, a manutenção das condições de vida das populações locais”.

No âmbito desta operação apenas será permitido o acesso às áreas “restritas” aos proprietários de terrenos, “nomeadamente nos dias de maior risco de incêndio”, sendo os mesmos alertados para alguns tipos de comportamentos que têm de evitar.

A informação de identificação recolhida pelos militares do Exército poderá depois ser utilizada pelas autoridades policiais na investigação de eventuais focos de origem criminosa, que possam ser detetados.

No dia 15 de julho, teve também início a vigilância garantida por escuteiros, em postos fixos situados em Santa Luzia e, no monte do Galeão / Senhora do Crasto, em Deocriste.

Fonte: Lusa