Altominho.tv

Barca é Jovem coloca Ponte da Barca a mexer de 12 a 14 de julho

Ponte da Barca vai ser palco, entre os dias 12 e 14 de julho, de mais uma edição do Barca é Jovem, uma iniciativa dirigida à comunidade jovem do concelho que contempla diversas atividades de caráter cultural, artístico, lúdico e desportivo.

“À semelhança do que estamos a fazer ao nível da nossa programação cultural, procuramos que o programa da edição deste ano do Barca é Jovem fosse o mais descentralizado possível da sede do concelho, de forma a que os jovens participantes possam desfrutar mais de todo o potencial que este território onde estamos inseridos tem para oferecer”, afirma o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, acrescentando que “um dos objetivos desta iniciativa é a oportunidade que os jovens têm em interagir uns com os outros, de se conhecerem e de aproveitar o período de férias escolares de forma saudável e divertida, desfrutando de um conjunto diversificado de atividades pensados especialmente para eles.”

No primeiro dia, na Porta de Lindoso do Parque Nacional Peneda-Gerês, junto ao Castelo e Espigueiros, vai decorrer o peddy papper “À descoberta da nossa terra”, um jogo por equipas que permitirá aos participantes explorar a história, cultura e tradições locais. Esta atividade premiará os três melhores classificados: o primeiro prémio corresponde a 75 euros, o segundo a 50 euros e o terceiro a 25 euros. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no portal do município.

Ao final da tarde arranca o Ecos do Lima’19, marcado para 12 e 13 de julho, no Choupal. Este festival de música e artes, organizado pela Associação Juvenil do Lima com o apoio da autarquia, pretende “ser uma plataforma de mostra de artistas, numa ambiência poética e bucólica, onde a muralha verde do bosque e a corrente do rio Lima montam o cenário todos os anos”.

Um percurso de Stand Up Paddle – conhecido como SUP – é a proposta para a manhã de sábado, a partir das 09h30. A albufeira de Touvedo apresenta as condições ideais para a prática desta modalidade acessível a todas as idades. Também aqui a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, com limite máximo de 20 participantes.

Para os que apreciam desportos com mais adrenalina, o evento propõe a descida do rio Lima em Kayak, às 14h30. A inscrição deve ser feita no portal da autarquia e está limitada a 40 participantes.

O último dia, domingo, arranca com o IV Trail Terras da Nóbrega, pelas 08h30, uma iniciativa que tem como objetivo “a promoção de caminhada/corrida na natureza existente neste território que é considerado Reserva Mundial da Biosfera”.

Este evento, promovido pelo município de Ponte da Barca e pela Associação EcoBarcaventura,  apresenta quatro provas distintas: uma caminhada de 12km, um trail curto de 18km, um trail longo de 30km e um ultra trail de 45km.

Ao longo de todo o dia, entre as 08h30 e as 18h00, para aqueles que gostam de atividades radicais, é ainda promovido o Trep’a Ponte que disponibiliza uma parede de escalada e slide, no Choupal.