Cerca de 32 mil peregrinos passaram este ano por Valença e Tui a caminho de Santiago

A Câmara de Valença informou hoje que, no primeiro semestre de 2019, o concelho português e o município vizinho de Tui, na Galiza, registaram cerca de 32 mil peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

Em comunicado, a autarquia da segunda cidade do Alto Minho aponta os últimos dados da Oficina do Peregrino da Junta de Galiza, que indicam que, em relação ao mesmo período de 2018, foram mais 4.054 pessoas que escolheram a eurocidade constituída por Valença e Tui para passar ou começar a sua peregrinação.

“Estes números denotam um aumento crescente do número de peregrinos que escolhem estas duas cidades, tanto percorrendo o Caminho Português para Santiago, como a variante do Caminho da Costa”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Valença e Tui são das “cidades mais típicas e tradicionais das rotas jacobeias para Santiago de Compostela” e, enquanto ponto de confluência de caminhos, acolhem todos os anos milhares de peregrinos oriundos de todos os cantos do mundo.

Em 2018, segundo dados fornecidos pela autarquia de Valença, a eurocidade registou um total de 81.652 peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela.

O distrito de Viana do Castelo é atravessado por duas rotas seculares do Caminho Português de Santiago, na Galiza, uma pelo interior e outra junto à orla marítima.