Altominho.tv

Caminha regista aumento de turistas de 18% no primeiro semestre de 2019

A Câmara de Caminha informou hoje que registou um aumento de 18% de turistas atendidos nos postos de turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2018.

Segundo o comunicado daquela autarquia, “os técnicos municipais receberam 12.278 turistas, com destaque para Vila Praia de Âncora que atendeu mais de 6.600 turistas num crescimento de 30% relativamente a 2018”.

“Os portugueses são aqueles que mais visitam os postos de turismo do concelho de Caminha, seguidos dos espanhóis, alemães, franceses e britânicos”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Segundo o presidente da Câmara local, Miguel Alves, citado na nota, “a indústria do turismo é a mais importante do concelho” e “o investimento público e privado tem crescido nesta área”. “Não é à toa que, nestes seis últimos anos, temos crescido sempre em número de turistas e de proveitos na hotelaria e restauração”, acrescenta o autarca.

Para Miguel Alves, o crescimento do turismo explica-se com a “conquista de cinco bandeiras azuis” para as praias do concelho, “a construção de novas ecovias, a valorização da biodiversidade na Serra d’Arga, a melhoria do espaço público e a recuperação e criação de eventos como o Festival EDP Vilar de Mouros, a Festa do Espadarte, o Artbeerfest”, entre outras iniciativas, mas também com o “trabalho dos privados (restaurantes, hotéis, comércio)”.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, desde 2013 o número de hóspedes no concelho de Caminha cresceu 87,7% e os proveitos da hotelaria subiram 112%.