Viana do Castelo assinala 761 anos da atribuição do foral pelo rei D. Afonso III

Viana do Castelo vai assinalar, esta terça-feira, pelas 21h30, junto aos antigos Paços do Concelho, os 761 anos da Outorga do Foral de Viana pelo Rei D. Afonso III.

Numa organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana vai promover, na Praça da República, um momento comemorativo que inclui a leitura do foral, música medieval e um espetáculo de fogo.

Foi em 1258 que o rei outorgou o foral que criou a vila e instituiu o município de Viana. O foral determinou, entre vários outros decretos, que o nome da povoação chamada Átrio se passaria a denominar Vila de Viana da foz do Lima.

D. Afonso III, uma das personagens marcantes da História Nacional, adivinhava assim a vocação marítima da foz do Lima, ao “…fazer uma Póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana. (…)”.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com