Altominho.tv
AGÊNCIA ECCLESIA

Detido suspeito de roubar relicário com ossada do beato Frei Bartolomeu dos Mártires

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem suspeito do furto do relicário de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, da Igreja de São Domingos, em Monserrate, Viana do Castelo, que foi recuperado na quinta-feira.

Em comunicado, a PJ adiantou hoje que a peça de arte sacra “continha uma vértebra que se reputa pertencer ao arcebispo frei Bartolomeu dos Mártires, relíquia considerada de grande valor sentimental e objeto de grande devoção religiosa na diocese de Viana do Castelo”.

O homem, de 25 anos, “presumível autor de um furto qualificado de obra arte sacra foi detido ao final da tarde de quinta-feira e vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas”.

O furto “ocorreu durante a tarde” de terça-feira, na Igreja de São Domingos, e o alerta para o desaparecimento da relíquia foi comunicado à PSP local na terça-feira, cerca das 16h30. Por envolver uma peça de arte sacra, o caso foi comunicado à PJ de Braga, que tomou conta da investigação.