Altominho.tv

Vinte arquitetos reúnem-se em Paredes de Coura no Vernadoc Camp Português

Duas dezenas de arquitetos das mais diversas geografias vão reunir-se em Paredes de Coura, entre 1 e 15 de maio, para o Vernadoc Camp Português, onde se pretende discutir a importância de documentar o património arquitetónico tradicional e o seu impacto nas comunidades locais.

Promovida pelo município de Paredes de Coura em parceria com o Centro de Investigação da Escola Superior Gallaecia, esta iniciativa integra-se na longa tradição de campos de levantamento, iniciada há mais de um século na Finlândia, sendo atualmente desenvolvido sob a égide do ICOMOS, International Council on Monuments and Sites.

Neste Vernadoc Camp Português, com a duração de duas semanas, serão documentados uma eira comunitária e os seus espigueiros, situados na pitoresca povoação de Porreiras, na região do Vale do Coura. Para além das sessões de levantamento e documentação, e como complemento da iniciativa, serão ainda realizadas visitas temáticas a locais de património vernáculo e de arquitetura contemporânea portuguesa, bem como trabalho documental na Casa do Conhecimento, em Paredes de Coura.

No passado mês de outubro, Paredes de Coura acolheu a conferência “A linha zero & O horizonte perdido”, por Watanyoo Chompoo. Baseada na sua experiência em ações de levantamento de arquitetura vernácula através do ICOMOS-CIAV, quer como participante, quer como coordenadora, esta arquiteta tailandesa retratou algumas das suas viagens e apresentou exemplos da arquitetura tradicional asiática, assinalando o potencial pedagógico do seu estudo.

Na sequência desta conferência, o município acolhe agora uma ação de campo de duas semanas com arquitetos dos vários cantos do mundo, que integram a rede VERNADOC (International Camp of Vernacular Architecture Documentation), numa iniciativa também aberta a estudantes de arquitetura e comunidade em geral.