Segundo Edmundo Agostinho Correia, número dois da lista que hoje venceu as eleições intercalares de Pias, registaram-se 53 votos brancos e 12 nulos.
O mesmo responsável adiantou que votaram 315 dos 869 eleitores da freguesia, com cerca de 1.200 habitantes.
As eleições intercalares foram marcadas a 13 de fevereiro, estando a freguesia de Pias em gestão corrente desde julho de 2018, depois de os sete eleitos pelo movimento Unidos por Pias (UPP) terem renunciado ao mandato.
Nas eleições autárquicas de outubro de 2017, Cátia Alves foi eleita com 79,4% pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Unidos por Pias, única lista que se apresentou ao ato eleitoral.
Edmundo Agostinho Correia, um dos três elementos nomeados para a comissão administrativa que conduz a freguesia até às eleições de hoje, explicou em fevereiro à Lusa que Cátia Gonçalves alegou “incompatibilidade” de exercer o cargo de autarca com as funções de chefe da divisão de Águas, Saneamento e Ambiente na Câmara de Monção que, entretanto, assumiu após ter vencido um concurso aberto por aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.
Edmundo Agostinho Correia, anterior presidente daquela freguesia e número dois na lista de Cátia Gonçalves viu-se “impedido”, pela lei de limitação de mandatos, de assumir a liderança daquela autarquia com cerca de 1.200 habitantes e cerca de 890 eleitores.
Edmundo Agostinho Correia integra, no segundo lugar, a lista única do PSD que hoje venceu as eleições intercalares.