Festivinhão decorre em Arcos de Valdevez de 31 de maio a 2 de junho

Arcos de Valdevez vai acolher mais uma edição do Festivinhão entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

Em comunicado, a Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez e o município adiantam que o novo local do evento será o Jardim dos Centenários, uma mudança que vai permitir que os expositores fiquem no mesmo espaço. “Com o sucesso do ano passado, queremos este ano consolidar esta escolha do local”, sublinham, acrescentando que “a imagem do espaço também será melhorada e haverá mais área disponível”.

Nesta edição, a realização de um evento verde foi uma das apostas. “Todos os expositores terão que usar materiais alternativos ao plástico e estes terão que ser reutilizáveis ou biodegradáveis”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Sendo um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e que pretende celebrar a casta Vinhão, à semelhança de outras edições, será selecionado o “Festivinhão Vinho do Ano”.

Esta eleição conta com um prémio para o vinho verde de casta Vinhão e inclui também a seleção do ano para as categorias de Vinho Verde Tinto, Branco, Rosé, Espumante Tinto e Branco. Há ainda lugar para uma seleção dos vinhos de Arcos de Valdevez, nas mesmas categorias, com exceção dos espumantes que têm uma categoria genérica.

Em 2018 houve um crescimento de 11 por cento no número de produtores a participar no concurso e de 13 por cento no número de vinhos a concurso, comparativamente ao ano de 2017. Este ano, a organização espera um novo aumento tendo em conta o crescimento da região no setor dos vinhos.

O festival pretende ainda ser um evento direcionado para toda a família, tendo apostado na “criação de áreas de lazer para miúdos e graúdos, mantendo os espaços de exposição, espaço para provas de vinho e apresentações, as tasquinhas de petiscos e ainda muita animação de rua e em palco”.

Segundo a organização, este festival enoturístico, que acontece desde 2016, terá em 2019 “o ano de consolidação do evento”.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com