Altominho.tv

Ferryboat de Caminha retoma ligação à Galiza na sexta-feira

O ‘ferry’ internacional que liga Caminha (Alto Minho) e La Guardia (Galiza) volta a navegar a partir de sexta-feira, depois de um mês de paragem para manutenção e renovação do certificado de navegabilidade.

De acordo com o sítio oficial da autarquia na internet, o ferryboat Santa Rita de Cássia vai retomar a ligação entre Caminha e La Guardia, a partir das 14h00, de sexta-feira.

A embarcação interrompeu as ligações entre as duas margens do rio Minho no passado dia 18 de março, para a realização de “intervenções de rotina, que implicaram a docagem do ‘ferry’ e vistoria por técnicos da Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, condições necessárias para a renovação do certificado de navegabilidade”.

Segundo dados avançados pelo presidente da Câmara, Miguel Alves, em 2018, atravessaram o rio Minho, a bordo daquela embarcação, cerca de 90 mil pessoas.

O ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia começou a cruzar o rio Minho em 1995. Depois uma paragem de cerca de 11 meses, em 2014, devido ao assoreamento do canal de navegação, o “Santa Rita de Cássia” retomou o funcionamento em abril de 2015, de forma condicionada, só aos fins de semana.

Em junho desse ano fazia a travessia apenas durante as marés altas, tendo começado a trabalhar de forma interrupta a partir de 01 de julho.

Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação regular à Galiza. Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço dispõem de pontes internacionais.

Fonte: Lusa