Altominho.tv

Ultra Trail de Cerveira decide campeão nacional de Sky Race

Vila Nova de Cerveira vai acolher, no dia 4 de maio, a quinta edição do Ultra Trail de Cerveira – ‘Montanha Mágica’. Este ano, o evento vai contar com a participação de mais de 700 atletas e algumas novidades.

A edição de 2019 inclui, pela primeira vez, a organização do campeonato nacional de Sky Race, o alargamento do tempo limite para conclusão de cada percurso e a introdução de uma caminhada lúdica.

José Carlos Alcobia, da EDV-Viana, que falava durante a apresentação do evento, realçou a importância da distância de 22 km ser pontuável para o campeonato nacional da especialidade de ‘Sky Race’, estando já inscritos cerca de 400 atletas.

De acordo com o responsável pela organização, o título de campeão nacional vai ser disputado em Cerveira, tendo como candidatos, na vertente masculina, Romeu Gouveia, Mário Elson e o madeirense Ricardo Gouveia, e no setor feminino estão já confirmadas as presenças de Marisa Vieira e Tucha Neri.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, o Ultra Trail de Cerveira “já garantiu o seu lugar como prova de referência, cativando pela exigência do percurso, mas sobretudo pela beleza natural das paisagens e a qualidade ambiental”.

Fernando Nogueira sublinhou ainda que, ao número de atletas previstos, “juntam-se alguns milhares de pessoas oriundos de vários pontos do país e que já esgotaram a capacidade hoteleira para esse fim-de-semana”.

No total, são mais de 700 atletas distribuídos pelas três provas Skyrunning do Ultra Trail de Cerveira 2019: o Cerveira Sky Marathon 52 km, com 3.700 metros de desnível acumulado positivo; o Cerveira Sky RACE 22 km, com desnível acumulado positivo de aproximadamente 1745 metros; e o Mini-SKY RACE 12 km, de desnível acumulado positivo de aproximadamente 770 metros.

Os percursos delineados não sofrem grandes alterações relativamente à edição anterior, havendo como novidade um novo troço de 3 km no Lugar de France, em Sopo, que passa junto aos moinhos e ao rio Coura, assim como alguns trajetos com mais sombras.

A duração limite de cada prova também foi alargada, sendo de 13 horas para os 52 km, de oito horas para os 22 km e de cinco horas para os 12 km.

Segundo a organização, o objetivo é contribuir para que a maioria dos inscritos consigam ultrapassar a meta estando em prova, “mas sobretudo conferir mais tempo para desfrutar de uma prova com as mais belas paisagens e também de reconhecido grau de exigência”.

Este ano está ainda programada uma caminhada de 10 km, de cariz exclusivamente lúdico, que abraçará o rio Minho, fazendo a ecopista, subindo ao Cervo e descendo ao centro da vila. As pessoas interessadas em participar nesta vertente têm de efetuar inscrição nas instalações da piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Com organização da EDV Viana Trail, Xlife Events e Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, todas as provas do Ultra Trail de Cerveira têm início e fim no centro histórico, mas com arranques horários distintos, consoante a distância (7h00, 09h00, 10h00 e 10h30).