Concurso “Janelas, Varandas e Montras Floridas” regressa a Vila Praia de Âncora

A Câmara de Caminha anunciou que já estão a decorrer as inscrições para o concurso “Janelas, Varandas e Montras Floridas”, integrado na iniciativa Vila Praia em Flor.

Segundo a autarquia, este concurso “visa embelezar as ruas durante o evento, incentivar a descoberta e o gosto pelos espaços verdes e pela natureza e reavivar a tradição portuguesa de florear as janelas e as varandas”. O objetivo é “transformar Vila Praia de Âncora num imenso jardim de flores”.

O concurso de ornamentação com plantas e flores nas janelas, varandas e montras dos edifícios das ruas de Vila Praia de Âncora dirige-se a todos os moradores e estabelecimentos comerciais da freguesia, a título individual ou coletivo (condomínios), e a todas as entidades públicas ou privadas que possuam ou ocupem imóveis nas ruas.

‘Janela florida’, ‘varanda florida’ e ‘montra florida’ são as três categorias do concurso. Cada concorrente pode participar em mais do que uma categoria, sem restrição de número de janelas, varandas ou montras floridas, que têm de ser visíveis da via pública de 15 de abril a 5 de maio, e as plantas e/ou flores têm de ser naturais.

Em todas as categorias, o primeiro lugar corresponde a dois passes de três dias para a próxima edição do festival de Vilar de Mouros; o segundo prémio é um passe de três dias para o festival e o terceiro é um bilhete diário para o festival.

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 6 de abril.

O concurso “Janelas, Varandas e Montras Floridas” é uma iniciativa integrada no evento Vila Praia em Flor, promovido pelo município de Caminha, freguesia de Vila Praia de Âncora e Grupo dos Amigos das Maias, que este ano regressa a Vila Praia de Âncora de 30 de abril a 5 de maio.