Altominho.tv

Exposição apresenta projetos de designers e artesãos do Alto Minho

Cinco designers resgataram e reinterpretaram tradições e ofícios do Alto Minho, algumas já em “vias de extinção”, e criaram, em conjunto com cinco artesãos, objetos identitários da região, que vão ser apresentados, a partir deste sábado e até 11 de maio, numa exposição patente no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), entidade responsável pelo projeto, explica que os designers foram selecionados no concurso Arts+Handicrafts Alto Minho que reuniu artesãos dos vários concelhos dos Alto Minho.

“Depois de mapeados 63 artesãos, 26 foram documentados, tendo em conta a ligação do artesão ao ofício, nomeadamente por herança familiar e a ligação com os 10 municípios do Alto Minho” e os seus testemunhos constituem agora “um valioso registo na primeira pessoa das artes e ofícios tradicionais que atualmente existem no Alto Minho”, adianta a organização.

Os designers selecionaram um ou vários artesãos identificados, integrando a sua técnica e ofício no desenvolvimento da sua ideia, e, mais tarde, foram escolhidos cinco projetos que passariam à fase de desenvolvimento de protótipos, sendo agora apresentados em exposição.

Durante a sessão de abertura da exposição, prevista para as 15h30, serão anunciados os vencedores e o momento da estreia da curta metragem que faz o retrato, desde o esboço até ao produto final, do processo criativo dos cinco projetos.

O Arts+Handicrafts Alto Minho é financiado no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 e tem como objetivo “a promoção e dinamização das artes e ofícios tradicionais do Alto Minho, visando estimular a inovação e a criatividade, assim como fomentar a criação de empresas capazes de aliar a tradição à modernidade, desafiando estudantes e profissionais de design e arquitetura a valorizar, criativamente o património imaterial do Alto Minho”.