Altominho.tv

Vila Nova de Cerveira investe 4 milhões de euros na melhoria e extensão das redes de água e saneamento

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai avançar, nos próximos dois anos, com um investimento de quatro milhões de euros na remodelação da rede de abastecimento de água existente, no reforço do serviço de abastecimento de água e na extensão do saneamento a populações ainda não servidas do concelho.

De acordo com o comunicado do município, este investimento resulta de candidaturas submetidas ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). No total, são oito os projetos de execução já sinalizados pela autarquia em 2017 e que acabam de ser aprovados em sede de reunião camarária.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, citado na nota, “este é um investimento estrutural, que dá pouco nas vistas, mas necessário para o concelho”.

“Para continuar a garantir um abastecimento com a quantidade necessária e a qualidade de serviço com padrões elevados que os cerveirenses necessitam e merecem, torna-se fundamental a concretização destes projetos. Teremos de fazer um esforço significativo para assegurar a contrapartida nacional do investimento”, assegura o autarca.

Uma das intervenções é a remodelação da rede de abastecimento de água ao longo da Estrada Nacional 13, desde Vila Meã a Gondarém, “uma necessidade premente”, segundo a autarquia, devido à “elevada degradação da infraestrutura que culmina em constantes ruturas”.

Já no abastecimento de água, há três projetos de execução de ligação alta/baixa a reservatórios, que garantem a total cobertura do concelho a médio/longo prazo, nomeadamente nas freguesias de Candemil, Cornes, Covas, Gondar, Mentrestido e Sapardos, e asseguram o reforço de abastecimento de água e drenagem de águas residuais no Polo II da Zona Industrial e nos polígonos de iniciativa privada.

A implementação de saneamento básico na freguesia de Sopo, através de rede gravítica, a modernização de infraestruturas existentes e a ampliação do serviço de saneamento de águas residuais a populações ainda não servidas na área de influência do subsistema de Vila Nova de Cerveira, designadamente o aglomerado populacional das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Loivo, são outras das intervenções planeadas pela Câmara local.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com