Altominho.tv
PIXABAY

‘Andainas 2019’ traz mais cinco percursos pedestres entre Portugal e Espanha

Os municípios de Caminha e A Guarda vão promover mais uma edição da iniciativa “Andainas 2019”, entre os meses de fevereiro e junho, que inclui a realização de cinco percursos pedestres nos territórios português e espanhol. O primeiro percurso decorre no sábado pela Ecopista do rio Minho.

Em comunicado, a autarquia do Alto Minho explica que o objetivo da iniciativa é “dar a conhecer os territórios de ambas as margens do rio Minho e promover a cooperação e o intercâmbio cultural entre os dois povos”.

Com início no Parque do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, o primeiro percurso tem cerca de 16 quilómetros e é considerado de dificuldade baixa. Os participantes vão percorrer as localidades ao longo da ecovia do rio Minho, entre Vila Nova de Cerveira e Valença, e terão a oportunidade de visitar a fortaleza de Valença. A saída está agendada para as 8h00, no Mercado Municipal de Caminha.

Em março, vai ser promovido o Trilho Rio Tea (Ponteareas – Mondariz-Balneario), em abril, a Rota da Peneda a Sistelo, em maio, a Rota da Pedra e da Água e do rio São Martinho (Ribadumia e Meis) e, em junho, a Rota do Miradouro de Matacás (Castro Caldelas, Ourense).

Cada percurso tem o preço de 10 euros por pessoa e os dois municípios assegurarão o apoio logístico e o transporte dos participantes até aos pontos de partida e no regresso das etapas. As inscrições já estão a decorrer.