Altominho.tv

PSD quer porto de mar de Vila Praia de Âncora no Plano Nacional de Investimentos

Os três deputados do PSD eleitos pelo Alto Minho informaram hoje ter solicitado ao Ministério do Mar a inclusão do porto de mar de Vila Praia de Âncora, em Caminha, no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Em comunicado, Liliana Silva, Carlos Abreu Amorim e Emília Cerqueira defendem que “o quadro comunitário 2030 tem uma forte vertente de incentivos para a frente atlântica e deve ser aproveitado para resolver questões maiores e atenuar problemas existentes nos portos de mar que já existem em todo o país”.

“O Porto de mar em Vila Praia de Âncora tem um problema estrutural de génese que leva a assoreamentos constantes. Ao longo dos anos, os sucessivos governos têm despendido milhões de euros no seu desassoreamento de forma a permitir que os pescadores possam exercer a sua atividade económica de forma segura e produtiva”, sustentam.

Os deputados eleitos pelo distrito de Viana do Castelo acrescentam que, “uma boa forma de gestão do erário público seria aproveitar o quadro comunitário 2030, que se afigura com impulsos fortes e relevantes para a frente atlântica, para resolver o problema daquele porto, com uma obra estrutural e acabar de vez com esta fonte inesgotável, mas necessária, de despesa pública”.

O PNI abrange infraestruturas de nível nacional localizadas em Portugal Continental, com projetos ou programas com investimentos superiores a 75 milhões de euros e tem um horizonte temporal de 10 anos.

Fonte: Lusa