Altominho.tv

Eleições intercalares na freguesia de Pias marcadas para 28 de abril

A freguesia de Pias, em Monção, vai ter eleições intercalares no dia 28 de abril, depois de em julho os sete eleitos pelo movimento Unidos por Pias terem renunciado ao mandato.

O despacho que determina a marcação de eleições intercalares naquela freguesia foi hoje publicado em Diário da República, tal como o que nomeia a comissão administrativa para a Assembleia de Freguesia de Pias. Ambos os documentos, datados de 25 de janeiro, são assinados pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel.

A freguesia de Pias está em “gestão corrente” desde julho de 2018, após a renúncia da presidente eleita nas autárquicas de outubro de 2017 pelo UPP – Grupo de Cidadãos Eleitores Unidos por Pias, única lista que se apresentou ao ato eleitoral.

Contactado hoje pela agência Lusa, Edmundo Agostinho Correia, um dos três elementos nomeados para a comissão administrativa que vai conduzir a freguesia até à eleição de um novo executivo, explicou que Cátia Gonçalves, que venceu as autárquicas de 2017 com 79,4% dos votos, alegou “incompatibilidade” de exercer o cargo de autarca com as funções de chefe da divisão de Águas, Saneamento e Ambiente na Câmara de Monção que, entretanto, assumiu após ter vencido um concurso aberto por aquela autarquia.

Edmundo Agostinho Correia, anterior presidente daquela freguesia e número dois na lista de Cátia Gonçalves viu-se “impedido”, pela lei de limitação de mandatos, de assumir a liderança daquela autarquia com cerca de 1.200 habitantes e cerca de 850 eleitores.

Edmundo Agostinho Correia adiantou ter conhecimento da existência de “apenas uma lista” candidata às eleições agora marcadas para 28 de abril, e revelou que irá integrar essa equipa, como número dois.

“Ainda não está definido quem será o cabeça de lista, nem se concorreremos pelo mesmo movimento (UPP – Grupo de Cidadãos Eleitores Unidos por Pias)”, informou.

Fonte: Lusa