Altominho.tv

Movimento pela Venezuela convoca manifestação de apoio em Ponte da Barca

O Movimento pela Venezuela convocou para sábado, pelas 14h00, em Ponte da Barca, uma manifestação de apoio ao povo venezuelano.

Em comunicado, o grupo garante tratar-se de uma ação que visa alertar para a “grave situação política, económica e social que vive o país”.

A iniciativa pretende “reunir uma série de cidadãos portugueses, venezuelanos e luso-descendentes, para de forma contundente, fazer uma manifestação pacífica em apoio ao povo venezuelano”.

A crise política na Venezuela agravou-se a 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e líder de um Governo de transição, assumindo os poderes executivos de Nicolás Maduro.

O Presidente venezuelano recusou o desafio de Guaidó para organizar novas eleições e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos da América.

A maioria dos países do continente americano reconheceu a legitimidade do líder oposicionista e a União Europeia deu um prazo a Maduro para convocar eleições, que revelou, esta quarta-feira, estar disponível para se sentar com a oposição e marcar novas eleições legislativas, mas não presidenciais.

Segundo várias organizações não-governamentais, a repressão dos protestos entre manifestantes anti-Maduro e as forças de segurança do regime nas ruas das cidades venezuelanas já provocaram dezenas de mortos.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados da ONU divulgados pela Lusa. Na Venezuela, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com