Altominho.tv

Ponte de Lima vence prémio no European Iter Vitis Awards

O Município de Ponte de Lima venceu um prémio no European Iter Vitis Awards.

Ponte de Lima era o único representante de Portugal, com o projeto do CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.

“O Prémio foi entregue na passada quinta-feira, em Bruxelas, ao Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, pelo Embaixador e Chefe do Gabinete do Conselho da Europa, Zoltan Taubner, pelo Presidente Iter Vitis França, Didier Cujives, e pela representante da Federação Europeia Iter Vitis, Emanuela Pank. Foram ainda atribuídos dois prémios à França e um à Croácia”, informou o Município em comunicado.

A ITER VITIS é uma Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa, classificada como Itinerário Cultural do Conselho Europeu, cujo objetivo principal é a promoção do património cultural, histórico e paisagístico associado ao vinho de qualidade.

“A sede Portuguesa da Rede Iter Vitis, está instalada no CIPVV em Ponte de Lima, um espaço dinamizado em parceria pelo Município de Ponte de Lima e a CVRVV, sendo esta uma estrutura abrangente que incorpora elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola”.

Em Ponte de Lima, os Caminhos de Santiago servem para o percurso da Rota Iter Vitis, bem como o Albergue dos Peregrinos serviria de “Domus da Rede Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha”.

“O objetivo passa pelo desenvolvimento do enoturismo através da valorização do património cultural, material e imaterial, da gastronomia e do nosso território associado à vinha e ao vinho”, pode ler-se ainda no comunicado.