Altominho.tv

Festa da Marioneta reúne companhias luso-galaicas em Caminha

A quarta edição da Festa da Marioneta vai reunir em Caminha, nos dias 1 e 2 de dezembro, companhias de Portugal e Espanha que vão apresentar espetáculos, em sala e na rua, e ‘workshops’ temáticos.

O programa da edição 2018 da Maluga – Festa da Marioneta Luso-Galaica inclui ainda as oficinas divertidas, destinadas à construção de marionetas de fios e sombras, sendo que a novidade é o ‘Malugabus’, um “minibus que garantirá o transporte gratuito entre Viana do Castelo e Caminha para facilitar o acesso do público aos dois dias de espetáculos”.

As manhãs do evento serão preenchidas com as “oficinas divertidas”, que terão lugar a partir das 10h00, no edifício Paços do Concelho. Entre as 14h00 e as 17h00, na Praça Conselheiro Silva Torres, decorrerá o “Circo Máximo”, o “único circo de bananas do planeta”. Trata-se de uma animação de rua a cargo da Companhia Marimbondo, da Lousã, na qual todos os atores são, precisamente, bananas.

Pelas 17h30, terá lugar o espetáculo “O Nabo Gigante”, pela companhia Partículas Elementares, de Ovar. Trata-se de um texto original de Alexis Tolstoi e tudo se passa num pequeno e bonito quintal tendo como protagonista um casal de velhinhos e, claro, um nabo gigante. Este espetáculo decorre no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.

No dia 1, terá também lugar ‘O Fantástico Mundo das Sobras’ – construção de marionetas de sombras – a cargo do Krisálida e, no dia 2, ’Fios & Papel’ – construção de marionetas de fios – a cargo do Teatro de Marionetas Trécola. Estas oficinas dirigem-se a crianças com idades superiores a 4 anos.

No domingo, pelas 15h00, decorrerá no Terreiro, o espetáculo de rua ‘HEAVEN’ de Daniel Gonçalves, um espetáculo onde um clown anda a deambular pela vida, carregando malas, memórias e situações divertidas.

A MALUGA encerra com a peça TOLITATES, apresentado pelo Teatro Marionetas Trécola, de Lugo (Galiza), no Valadares Teatro Municipal de Caminha. Trata-se de um espetáculo sem texto, que apresenta uma nova técnica de manipulação, misturando o teatro de objetos, marionetas de fios, bunraku e fantoches. As marionetas e os objetos transformam-se assim nos protagonistas da história, substituindo ao longo de 50 minutos as palavras pelas ação e música num lugar mágico, cheio de segredos e em que a figura do marionetista está oculta.

Este evento é promovido pela Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho, em parceria com a Câmara de Caminha.