Altominho.tv

Viana do Castelo cria mausoléu para homenagear e preservar memória de artistas

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a criação de um mausoléu para homenagear e preservar a memória de artistas e homens de letras do concelho ou que tenham notabilizado a capital do Alto Minho.

A proposta, apresentada pelo presidente da câmara, na sessão ordinária do executivo municipal e que mereceu a concordância dos vereadores do PSD e da CDU, pretende ainda “valorizar e preservar, para memória futura, os nomes da literatura e da arte de Viana do Castelo”.

De acordo com a proposta apresentada pelo autarca socialista José Maria Costa, o mausoléu “será instalado num dos vários monumentos tumulares (jazigos capela e jazigos carneiro) que reverteram a favor do município e com grande valor arquitetónico e histórico”.

O mausoléu “ficará instalado, de acordo com o livro ‘O Cemitério de Viana do Castelo’, da autoria de Francisco Queiroz, num jazigo dedicado a Belchior Soares da Silva e sua mulher, Ângela Custódia do Espírito Santo”.

O monumento, “um dos mais monumentais mausoléus do cemitério municipal, é todo de pedra lioz e de gosto clássico”.

Redes Sociais

Mais de 40.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!