Altominho.tv

Cerveira vai recriar desfolhada à moda antiga no centro histórico da vila

O centro histórico de Vila Nova de Cerveira recebe, no sábado, dia 8 de setembro, a recriação de uma desfolhada à moda antiga. 

Os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, a gastronomia típica com a broa e o chouriço da região, acompanhados de vinho verde, os sons das concertinas e as desgarradas prometem reviver o ambiente genuíno de uma Desfolhada Tradicional Minhota.

O milho é colocado em pleno centro histórico e os populares são desafiados a retirar as espigas para os cestos. É de esperar que quem encontre o milho-rei (nome dado à espiga vermelha) grite bem alto “milho-rei”.

Contam os mais antigos que este era um momento muito aguardado, principalmente pelos jovens, que alimentavam a esperança de encontrar o milho-rei para poder beijar o rapaz ou a rapariga por quem nutriam um sentimento especial.

Organizada pelo município, com o apoio da Comissão de Festas de Nossa Senhora d’Ajuda, a Desfolhada Tradicional Minhota acontece pelas 21h00.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!